Av. Senador Vergueiro, 505 | São Bernardo do Campo - SP | Tel.: (11)2823-1028
@portalanchieta.com.br

Ensino aDistância

Perguntas Frequentes sobre o EAD Anchieta


1.O que é Educação a Distância (EAD)?

É uma modalidade de educação em que o processo de ensino-aprendizagem ocorre sem a interferência direta do professor. O educando estuda o material didático e realiza pesquisas, procurando o professor para debater o assunto em questão e tirar dúvidas. As novas tecnologias de comunicação facilitam a interação entre professores e educandos, estimulando o trabalho em grupo.
Existem muitas definições de educação a distância disponíveis, estando listadas a seguir algumas delas:
"O Ensino a Distância é um sistema tecnológico de comunicação bidirecional, que pode ser massivo e que substitui a interação pessoal, na sala de aula, de professor e aluno, como meio preferencial de ensino, pela ação sistemática e conjunta de diversos recursos didáticos e pelo apoio de uma organização e tutoria que propiciam a aprendizagem independente e flexível dos alunos."
(García Aretio, L. (1994). educación a distancia hoy.
Madrid: UNED).
"Ensino a Distância é um sistema de ensino em que o aluno realiza a maior parte de sua aprendizagem por meio de materiais didáticos previamente preparados, com um escasso contato direto com os professores. Ainda assim, pode ter ou não um contato ocasional com outros alunos."
Dereck Rowntree
"O Ensino a Distância é o tipo de método de instrução em que as condutas docentes acontecem a parte das discentes, de tal maneira que a comunicação entre o professor e o aluno se possa realizar mediante textos impressos, por meios eletrônicos, mecânicos ou por outras técnicas."
Michael G. Moore
"Educação a Distância é um sistema baseado no uso seletivo de meios instrucionais, tanto tradicionais quanto inovadores, que promovem o processo de auto-aprendizagem, para obter objetivos educacionais específicos, com um potencial de maior cobertura geográfica que a dos sistemas educativos tradicionais - presenciais."
M. L. Ochoa.

2. Qual a diferença entre um curso presencial e um curso a distância ?

No curso presencial, o professor e o educando interagem face a face no momento da explanação dos conteúdos, realização de dinâmicas e avaliações da aprendizagem. O material didático é entregue e utilizado à medida que o professor discorre sobre determinado assunto. Já nos cursos a distância, os alunos estudam o material didático previamente elaborado, realizam pesquisas em outras fontes de conhecimento, ponderam sobre estudos de caso para então debaterem seus questionamentos e dúvidas com os professores e outros alunos em atividades síncronas (todos estão presentes ao mesmo tempo nas discussões) ou assíncronas (cada um contribui com o debate a seu tempo, em momentos diferentes)

3. Quais são as vantagens de se estudar nos cursos a distância da Faculdade Anchieta?

A educação a distância permite que o ensino superior de qualidade possa ser oferecido a diversas localidades do país, principalmente em regiões onde há carência de instituições adequadas para o propósito. Com o sistema de educação a distância, o aluno tem a flexibilidade de horário de estudo, de forma que seja adequado à sua disponibilidade e localidade, já que é possível acessar seu ambiente de estudo de qualquer computador com conexão de internet.
Esta modalidade de aprendizado estimula a autonomia de cada aluno, fazendo-o participar das aulas em caráter pró-ativo, onde ele busca o conhecimento e obtém completo suporte pedagógico da Faculdade Anchieta e por um investimento acessível a todos.

4. Qual é a aceitabilidade de um curso EAD no mercado de trabalho?

A educação a distância é o sistema de aprendizagem que mais cresce no país. Em 2005, havia 82 cursos de graduação a distância credenciados no Brasil e mais de 109 mil alunos matriculados, segundo o Anuário Brasileiro Estatístico de Educação Aberta e a Distância de 2006. O mercado de trabalho começa a reconhecer o valor e a importância que a EAD proporciona aos novos profissionais formados por um sistema que inibe a atitude passiva e capacita trabalhadores com perfis de pró-atividade. Observam-se os crescentes índices de empresas que tanto acreditam na educação a distância como também usufruem dela como eficiente método de treinamento para a capacitação de seus colaboradores.

5. Como é emitido o diploma dos cursos?

Por ser apenas uma outra modalidade de oferecimento não há diferenças entre os diplomas emitidos para os cursos ead. Além disso, o Decreto 5.622, de 19/12/2005 regulamentou a equivalência irrestrita entre diplomas presenciais e a distância, o que conferem a eles validade em todo o território nacional.

6.A graduação a distância da Faculdade Anchieta possibilita o ingresso em cursos de pós-graduação?

Sim. Como cursos de nível superior, eles possibilitam normalmente o ingresso em cursos de pós-graduação.

7. O que é um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)?

Em breves termos, um AVA é uma sala de aula virtual por onde o aluno tem a possibilidade de acompanhar as aulas do curso pela internet. Através do AVA da Faculdade Anchieta , o aluno pode ter acesso aos conteúdos disponibilizados pelos professores, depositar atividades, debater o tema em fóruns de discussão, tirar suas dúvidas via mensagens, entre outros recursos. O AVA da Faculdade Anchieta pode ser acessado em qualquer computador com Internet.

8.O que é um pólo regional de apoio presencial?

Os pólo regionais de apoio presencial e um espaço de atendimento aos alunos dos cursos na modalidade a distância da Faculdade Anchieta. E um local para onde os estudantes se movem para participarem das atividades das aulas, acessam o laboratório de informática em horários previamente determinados, usam os livros disponíveis, contam com orientação pedagógica inicial e atendimento técnico-administrativo.

9.Onde está localizado o pólo regional da Faculdade Anchieta?

A Faculdade Anchieta está localizada na cidade de São Bernardo do Campo, e o pólo regional está localizado na cidade de São Paulo.

10. O que faz um coordenador de curso EAD?

É o responsável pela organização e desenvolvimento do curso. O coordenador articula com todos os professores do curso para que estejam alinhados com os objetivos estabelecidos em projeto pedagógico e para zelar pela qualidade do curso.

11.O que faz um professor EAD?

O professor se responsabiliza pela elaboração do conteúdo dos módulos que compõem o curso. Analisa as melhores maneiras de aproveitamento da disciplina e estabelece mecanismos e atividades para a avaliação dos alunos.

12.O que faz um tutor EAD?

O tutor acompanha o andamento das atividades realizadas pelo aluno, auxiliando-o e orientando-o sobre as dúvidas surgidas sobre as aulas.

13.O que faz um monitor de EAD?

O monitor é um profissional que dá suporte aos alunos no núcleo de educação à distância e no pólo regional. Ele organiza a sala e acompanha a turma nas atividades presenciais, motivando e colaborando no bom aproveitamento das aulas.

14.Como são as avaliações dos cursos?

As avaliações semestrais integram de forma geral o conteúdo de todas as disciplinas e são aplicadas nos pólos regionais.

15.Como o aluno poderá tirar suas dúvidas?

Através do Sistema DDG , Fax/Telefone; Correio Convencional; Correio Eletrônico; Internet e através da Equipe Multidisciplinar.

16. Como é feito o controle da participação do aluno nas atividades a distância?

Embora haja maior flexibilidade de horário para a realização das atividades no AVA, estas terão prazos e datas de entrega que deverão ser respeitados. Todas as atividades são formuladas de forma que haja uma equivalência de horas dedicadas aos estudos. Quando há o cumprimento dos exercícios propostos, a participação está comprovada.

17.Quais os recursos necessários para realizar os cursos a distância da Faculdade Anchieta?

È necessário conexão com a Internet. Navegador Internet Explorer ou Mozilla Firefox com plugins adobe Flash Player, adobe Shockwave e Adobe Reader instalados para visualização dos conteúdos.

18.Que conhecimentos de informática são necessários fazer o curso?

É desejável conhecimentos básicos de usuário (uso do sistema operacional e de um editor de textos, acesso e navegação na Internet e uso de correio eletrônico).

19. Qual a carga horária e duração dos cursos?

· Carga Horária de 1600 horas
· Graduações Tecnológicas: 2 anos

20. Os cursos EAD também exigem a realização de um TCC?

Sim. Assim como os presenciais, os cursos a distância também demandam um trabalho de conclusão de curso que comprove o aproveitamento dos estudos no momento da formação.

22.Os estágios são obrigatórios para os cursos EAD da Faculdade Anchieta?

Nos cursos de graduação tecnológica da Faculdade Anchieta o estágio não é obrigatório, porém há a possibilidade das atividades complementares para convalidação da carga horária.demandam o cumprimento de horas estagiadas. Já para os cursos de graduação tecnológica o estágio não é obrigatório, mas poderá ser realizado como atividade extracurricular.

23. Com o diploma de curso superior a distância é possível se candidatar a concursos públicos?

Sim. A modalidade a distância não deve interferir nos processos de concursos públicos, por ter valor equivalente a qualquer outro curso de formação superior. Sempre consultar os editais dos concursos para que haja constatação dos requisitos.

24. Quem poderá fazer um curso superior a distância da Faculdade Anchieta?

Qualquer pessoa que tenha concluído o Ensino Médio ou equivalente, reconhecido pelo MEC.

25. É possível fazer transferência de outra instituição para os cursos EAD da Faculdade Anchieta?

A transferência é permitida, mas é preciso ficar atento, pois será necessário começar pelos primeiros períodos do curso, por serem as primeiras ofertas pela Faculdade Anchieta até o momento na modalidade a distância. Será exigida a seguinte documentação: histórico escolar completo e devidamente atualizado; programas das disciplinas cumpridas ou em curso - uma cópia devidamente autenticada pela Instituição; declaração de vínculo com a instituição de origem;
A transferência depende da existência de vagas remanescentes e será efetivada conforme a ordem dos critérios abaixo:
· Menor número de adaptações;
· Menor número de reprovações, no curso de origem;
· Maior média aritmética das notas e do histórico escolar.

26. É possível validar as disciplinas cursadas em outras instituições de ensino superior?
Sim. Se você foi regularmente matriculado em algum curso superior de Graduação reconhecido e os créditos possam ser comprovados.
Para tanto, você deverá solicitar, no ato da matrícula, o aproveitamento de estudos e anexar os seguintes documentos: histórico escolar completo e devidamente atualizado; e programas das disciplinas cumpridas - uma cópia devidamente autenticada pela Instituição na qual você estudou. O aproveitamento dos créditos dependerá de análise da Faculdade Anchieta.

27. É possível transferir-se de um curso presencial da Faculdade Anchieta para um curso a distância?

Sim.

28.É possível transferir-se de um curso a distância para um curso presencial da Faculdade Anchieta?

Sim.

29.O aluno poderá transferir-se de pólo ou de curso uma vez que iniciar os estudos?

Sim. Desde que esteja regularmente matriculado e exista vaga. Qualquer solicitação deverá seguir os prazos do calendário acadêmico e a transferência de curso só pode acontecer entre cursos afins.

30.Quais as vantagens dos cursos a distância ?

· Flexibilidade de horário e lugar: os cursos a distância permitem a você escolher quando e onde estudar, uma vez que o material didático estará disponível na plataforma de ensino (meio digital), material impresso (pdf), e mídia (cd-r). Suas dúvidas e questionamentos poderão ser encaminhados a qualquer hora para os professores/tutores que terão um tempo determinado para enviar suas respostas e comentários. Num mundo em que as atividades profissionais e educacionais requerem cada vez mais dedicação, a flexibilidade de horário e lugar para estudar é premente.
· Incentivo ao auto-desenvolvimento: apesar dos cursos a distância possuírem uma agenda com prazos definidos para a conclusão das atividades propostas, essa modalidade de educação requer do aluno uma organização diária do seu horário de estudo, além da iniciativa de pesquisar outras fontes de conhecimento e de expressar sua opinião em debates síncronos e assíncronos. O desempenho dessas atividades contribuem para a formação de uma postura pró-ativa na aprendizagem e descoberta de novos conhecimentos.
· Acesso aos melhores professores: muitas áreas do conhecimento contam com poucos profissionais de renome normalmente domiciliados em grandes centros urbanos, dificultando aos educandos das outras regiões o acesso a muitos cursos. Com a educação a distância, professores e educandos de diversas regiões podem compor uma mesma turma sem que precisem se deslocar para um mesmo local;
· Redução nos custos com deslocamento e hospedagem: afora os momentos presenciais, na maior parte do tempo de um curso a distância o aluno poderá estudar em casa ou no seu ambiente de trabalho, não necessitando locomover-se para outros locais a fim de atender às aulas. Dessa forma, os investimentos em passagem, hospedagem e alimentação são reduzidos ou inexistentes, diminuindo o valor total pago pelo aluno.
31. A EAD é reconhecida pela legislação ?
Sim. A Educação a Distância no Brasil foi normatizada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n.º 9394 de 20 de dezembro de 1996), pelo Decreto n.º 2494, de 10 de fevereiro de 1998 (publicado no D.O.U. DE 11/02/98), Decreto n.º 2561, de 27 de abril de 1998 (publicado no D.O.U. de 28/04/98) e pela Portaria Ministerial n.º 301, de 07 de abril de 1998 (publicada no D.O.U. de 09/04/98)

32. O que é multimídia e qual a sua relação com a EAD ?

O termo "multimídia na educação" está relacionado ao uso de um conjunto de mídias, como texto, áudio, vídeo e animação, em cursos a distância. As mídias podem contribuir muito para compreensão dos conteúdos por enfocar um mesmo assunto de várias formas, facilitando o estudo de pessoas com diferentes habilidades cognitivas.
A utilização dessas mídias, entretanto, precisa seguir um roteiro harmônico onde cada uma cumpre um papel pedagógico dentro do curso, auxiliando o educando na compreensão dos conteúdos propostos.

33. Quais as vantagens da Internet na educação a distância?

· Aumento da comunicação entre os participantes do curso: ferramentas de comunicação disponíveis na Internet como e-mail, chats e fóruns de discussão permitem uma maior interatividade entre os educandos e os professores;
· Facilidade na realização de pesquisas: um material didático disponível na Internet pode instigar o educando a pesquisar outros sites contendo textos, bases de dados, entrevistas e uma multiplicidade de informações relacionadas ao tema em estudo;
· Acesso a recursos multimídia: com os avanços tecnológicos atualmente disponíveis, o material didático desenvolvido para Internet pode contar com animações, áudios, vídeos e imagens, além de texto. A utilização de recursos audiovisuais de forma pedagógica pode facilitar a compreensão dos temas abordados por permitir a apresentação de conceitos e idéias de várias maneiras;
· Oportunidade para uma aprendizagem colaborativa: as ferramentas de comunicação existentes na rede podem facilitar a criação de uma comunidade de aprendizagem formada por pessoas de diferentes culturas e profissões, enriquecendo o conteúdo dos debates e a motivação de educadores e educandos.



 

Notícias

Regulamento da Bolsa Mérito 2015 do Colégio Anchieta

........................................................................

Regulamento do concurso de Bolsas 2015

........................................................................

Principais atribuições do setor de Coordenação

Enquete

Qual o tipo de rede social que você utiliza?